MOBILIDADE URBANA
Partilhada, Elétrica e Conectada
Enquadramento
A mobilidade afigura-se como um dos maiores desafios urbanos, devido à cada vez maior concentração de população nas cidades. A escassez de espaço urbano, o sobre-uso de infraestruturas, as crescentes emissões de carbono e a insuficiência ou desadequação dos sistemas de transportes tradicionais face à procura, exigem novas abordagens que possam contrariar a crescente motorização e uso do automóvel particular.
As mudanças societais, como a conectividade dos indivíduos e a inteligência distribuída ao nível dos utilizadores, infraestrutura, veículos e operadores de serviços, permitem hoje perspetivar novos modelos de mobilidade, mais colaborativos e participativos. Se tradicionalmente os sistemas de mobilidade têm sido pensados numa abordagem top-down, muito baseada na gestão da oferta de transportes públicos e orientada para utilizadores passivos, os ambientes digitais possibilitarão a evolução para sistemas em que todos estes elementos – utilizadores, infraestrutura, veículos e operadores de serviços – serão ativos.
Objetivos
DE FORMA A TORNAR-SE "THE NEXT MOBILITY THING" PARA AS CIDADES, O PROJETO APRESENTA COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS:
01
Scooter elétrica
Conceber, desenvolver e testar um novo conceito de scooter elétrica para operações partilhadas
03
Interatividade
Com o utilizador, através de um design interativo e um aplicativo móvel, numa experiência tendencialmente “digital”
02
Conectividade
Com uma plataforma de gestão de serviços de mobilidade baseados no uso partilhado;
04
Adaptabilidade
Às diferentes condições das cidades e de utilização, como maior potência necessária, segurança, flexibilidade, autonomia e robustez.